Conheça o WordPress – A Ferramenta mais utilizada no mundo para desenvolvimento de sites e blogs.

Eu sou da época em que os sites eram feitos na base do Tabelão feito em HTML e blocos de componentes feito em Flash, onde mais pareciam um Carnaval, que explodia na tela em uma imensa pirotecnia, mas as pessoas ficavam extasiadas com tamanha alegoria e você ganhava o cliente.

Me lembro até hoje, um bendito cartão virtual que tive que fazer para um cliente da agência que trabalhava, onde ela pediu para descer nas águas de um mini riacho ( não me lembro o termo, deu branco rsrsrs ), as palavras de feliz natal, descendo como água e depois se fechava e aparecia o papai noel surreal subindo com seu trenó e seus dizeres, onde depois aparecia a empresa que era a Bernardo Química ( misto de saudades, choro, riso e arrepio neste momento rsrsrs ), bons tempos mas graças a Deus não tem mais.

Resumindo os sites da época e sua pouca funcionalidade, excesso de peso, vulnerabilidade, logo se tornou vigente, juntamente com a briga da Adobe com a Apple, onde a mobilidade tomou conta do mercado e os sites já não funcionava mais com tamanho glamour, me lembra a época boa dos anos 80 com tudo que foi inventado e que se podia fazer, desde a forma de se vestir, as músicas entre outras coisas mais.

Agora com a modernidade da Era Digital, a necessidade e funcionalidade de sites e blogs feitos de forma rápida e eficiente, veio o WordPress, que já existia e era criticado na minha época, pois a pirotecnia falava mais alto.

Mas hoje em dia praticamente todos os sites novos são desenvolvidos em cima de algum CMS (Content Management System)e o WordPress é um CMS desenvolvido inicialmente para blogs, mas que acabou ganhando força para desenvolver até sites mais complexos, como o da revista TIME por exemplo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O WordPress é gratuito e modular, podendo ser adicionadas a ele novas funcionalidades com plugins gratuitos e pagos, como o plugin WooCommerce, que em poucos cliques transforma o WordPress numa poderosa loja virtual.

Os requisitos para usar o WordPress são:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para criar um site na Internet, independente da forma de criação, três elementos essênciais são necessários:

  1. Domínio: É o nome do site, por exemplo, o domínio deste blog é wagnersilva.me. Você pode comprar domínios em empresas especializadas como a HostGator, Uol Domínios, Locaweb ou o próprio Registro.br ( entidade que regulamenta os dominios nacionais ). Além do nome, você pode escolher a extensão do domínio. A extensão vem logo após o nome do domínio, exemplos: .com / .org /.net entre outros. Essas extensões significam tipos de site. O mais comum é o .com que são usados por sites comercias. Ainda é possível escolher domínios locais, como o com.br, que representa um domínio comercial do Brasil. Se você quer saber o significado de outros domínios, uma rápida pesquisa no Google será suficiente.
  2. Hospedagem: O seu site precisa ficar hospedado na Internet, e isso não pode ser feito no seu computador (rsrsr). É necessário contratar um serviço de hospedagem em uma empresa especializada. Aqui na empresa nós temos diversos sites, utilizamos a Locaweb e a Hostgator.
  3. Desenvolvimento do Site: Para desenvolver o site você tem dois caminhos a seguir: ou você pode contratar um programador ou usar uma plataforma com código pré configurado, que é o caso do WordPress. O WordPress é instalado diretamente na sua Hospedagem e depois disso, você passa acessar o painel do WordPress, praticamente não será mais necessário acessar a plataforma da Hospedagem. Cada serviço de hospedagem geralmente oferece uma forma de instalar o WordPress.

Mas o que é WordPress ?

Ele é, atualmente, o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais popular do mundo. O WordPress é usado em mais de 30% dos sites ao redor do globo. E a plataforma continua crescendo rapidamente!

Um CMS é uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação.

O WordPress usa PHP e MySQL, linguagens que são suportadas por todos os serviços de hospedagem de site. Mas uma hospedagem especializada em WordPress pode dar a você muita vantagem em velocidade, desempenho e confiança.

Normalmente, os CMS são usados para blogs, mas um site feito em WordPress pode ser facilmente transformado em uma loja e-commerce. Eles também podem ser usados para portfólios, jornais online ou qualquer outro tipo de temática que você quiser.

Uma das melhores coisas no WordPress é que ele vem uma interface intuitiva e bastante amigável ao usuário. E se você já sabe como usar o Word, você nem precisa se preocupar com o WordPress. Você vai poder escrever, criar e publicar conteúdo de uma forma tão fácil quanto faz na plataforma da Microsoft.

A melhor parte disso tudo é que o WordPress é gratuito e de código aberto. Isso quer dizer que milhões de pessoas no mundo têm à disposição uma plataforma moderna e de alta qualidade. Até mesmo os iniciantes podem ter muitos benefícios.

Uma Breve História do CMS

Saber o que é WordPress é um passo importante para ter uma presença online. É também válido conhecer um pouco da história do CMS para entender por que ele se tornou a plataforma mais indicada para conquistar seu sucesso na internet.

A jornada do WordPress começou em 2003 quando dois desenvolvedores, Matt Mullenweg e Mike Little, começaram a construir uma nova plataforma para blogs. Ela foi criada a partir de um software chamado bs/cafeblog.

 

Pouco tempo depois quando o projeto havia sido abandonado, eles decidiram voltar com tudo e continuar o desenvolvimento a plataforma com seus próprios termos.

Eles lançaram a primeira versão do WordPress (WordPress 1.0) em janeiro de 2004. Esta versão era bem diferente da versão atual do WordPress, que é muito bem estruturada e cheia de recursos.

Entretanto, ela já tinha a maioria dos principais recursos que ainda usamos hoje, como o editor de conteúdos e um sistema de gerenciamento de usuários. O simples processo de instalação, moderação de comentários e a função de permalinks também já existiam.

Desde 2004, o WordPress passou por transformações incríveis. Hoje em dia, o projeto é desenvolvido, gerenciado e mantido por uma comunidade dedicada de código aberto composta por milhares de membros no mundo.

Eles trabalham remotamente, sendo a maioria deles voluntários. Eles se encontram pessoalmente durante o WordCamp, um evento dedicado à plataforma.

O WordPress continua crescendo rapidamente e uma nova versão costuma ser lançada a cada 2 ou 3 meses com novos recursos e atualizações de segurança.

Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Agora que você já sabe o que é WordPress e como o CMS surgiu, já pode se aprofundar nos detalhes da plataforma.

 

Quando você procura pelo WordPress no Google ou em qualquer outro motor de busca, você acaba encontrando dois sites relacionados. São eles: WordPress.com e WordPress.org.

Num primeiro momento, isso pode confundir você. Mas ambos os sites têm seus propósitos e uma base gigantesca de usuários instalados.

WordPress.org

O WordPress.org é o site que você precisa se quiser ter um site hospedado no próprio WordPress. Aqui, você pode fazer download da plataforma e encontrar uma variedade absurda de temas e plugins.

Para hospedar seu próprio site, você também precisa registrar um domínio e adquirir um plano de hospedagem de site.

O WordPress roda nas linguagens de programação PHP e MySQL, o que faz com que ele tenha suporte a todos os provedores de hospedagem.

Entretanto, também existem planos de hospedagem especializados em WordPress. Eles são baseados em um ambiente de hospedagem próprio e totalmente otimizado para o melhor desempenho possível do CMS.

Quer começar um site? Precisa de Ajuda para montar um Site ? A WMG Digital está ao seu lado para o que precisar, você só precisa entrar em contato conosco.

WordPress.com

O WordPress.com é uma empresa de hospedagem que usa o CMS WordPress para todos os blogs que ela hospeda.

Os usuários que se registram no serviço têm seus blogs com o tipo de domínio meublog.wordpress.com.

Contudo, domínios personalizados estão disponíveis como opções pagas. O plano padrão é gratuito, mas ele também vem acompanhado de algumas limitações.

Que tipos de sites posso criar com o WordPress?

Conhecer o que é WordPress e como funciona é fundamental para se estabelecer na internet. Afinal, você precisa de um site para criar e apresentar a todos os leitores que sua página receber.

O WordPress é uma ferramenta muito versátil que você pode criar para desenvolver muitos tipos de sites. As possibilidades são tantas que selecionamos algumas das ideias mais comuns que você pode ter para começar seu negócio na internet.

Blog

O WordPress começou como uma ferramenta de blog e esse ainda é um dos usos mais comuns para ele.

Você pode começar com um custo mínimo, por exemplo, com o plano de hospedagem para iniciantes, onde instalamos o wordpress em nossas hospedagem. E assim que seu blog for recebendo mais visitantes, você pode fazer um upgrade para soluções mais avançadas.

Portfólios

Freelancers, artistas, fotógrafos, músicos, escritores e outros profissionais criativos frequentemente usam o WordPress para construir seus portfólios online.

Existem muitas opções de temas para portfólio disponíveis no WordPress.org (ou em qualquer outro lugar) que incluem todos os recursos de que você precisa.

Entre eles, galerias de imagens, caixas de iluminação para uma melhor exposição de fotos e grades de portfólio.

Sites de Negócios

Se você tem um negócio online pequeno, o WordPress também pode ser de grande ajuda para o seu site. Ainda que o WordPress seja muito popular com empresas de pequeno de médio porte, ele também é usado por grande corporações.

Sites de Caridade

Como o WordPress tem um custo de manutenção relativamente baixo, não chega a ser uma surpresa que ele é a plataforma de escolha de caridades e igrejas. Graças ao WordPress, cada vez mais organizações sem fins lucrativos têm conquistado seu espaço na internet.

Lojas online

Com o WordPress, você também pode criar uma loja virtual sem qualquer conhecimento em programação.

O WooCommerce, o plugin para e-commerce mais popular do WordPress, permite que você crie adicione recursos cruciais ao seu site.

São eles: carrinhos de compra, sistema de gerenciamento de pedidos, páginas de checkout, reembolsos com um clique e assim por diante.

NÓS DA WMG, PODEMOS TE AJUDAR, CASO QUEIRA FAZER UM SITE EM WORDPRESS.

MAIS INFORMAÇÕES:
WhatsApp: 11 98996-6028 ( Clique Aqui )
E-Mail: wagner@wmgdigital.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de privacidade
Rolar para cima
×